A geolocalização nas mídias sociais

Data 21/02/2011Comentário(s) 0 comentário(s) Artigo relacionado: Mercado, Mí­dia Social, mobile.



Existe no mercado uma infinidade de aplicativos, serviços e redes sociais que nos permitem dizer por onde andamos, entre elas a falada geolocalização.

O Foursquare é um exemplo desse aplicativo onde indica o lugar em que você chegou, escolhe se vai avisar seus amigos ou não e se quer que esse check-in (esse é o nome que o Foursquare dá para a ação que você executa no aplicativo para dizer que chegou em algum lugar) apareça no twitter e facebook.

Outro aplicativo desenvolvido pelos espanhóis, uma nova mídia social permite que o usuário localize pessoas famosas em qualquer lugar que elas estejam.

Tours é o nome da rede social onde as “pessoas comuns” acessam os dados de geolocalização compartilhados pelas estrelas e identificados com o símbolo das atividades que elas pretendem fazer em cada local.

Os usuários podem se cadastrar e compartilhar até seis atividades com os amigos, totalmente de graça, pela internet ou por meio do aplicativo.

Mas para acompanhar cada celebridade, os donos do Tours pedem que o interessado abra mão de € 1,00 (1 euro), cerca de R$ 2,30.

Pagando apenas uma vez , o usúario tem acessos a todas as atividades registradas pela celebridade. São Paulo foi escolhida aqui no Brasil , para dar início ao serviço, que pode compartilhar planos,  check-in e compartilhamento de imagens dos lugares.

Ainda recente no mercado, a inovação recebe críticas por parte de quem acredita ser uma invasão de privacidade e elogios por quem defende que a tecnologia veio para facilitar o dia-a-dia das pessoas que precisam de informações rápidas e precisas.

Entre esses muitos pontos de vista, o fato é que o “dispositivo” já começa a ser usado por grandes corporações para publicidade, vendas e informações.

Deixe o seu comentário

A internet como espaço social, institucional e comercial

Data 14/07/2010Comentário(s) 1 comentário(s) Artigo relacionado: Marketing Digital, Mercado, Mí­dia Social, mobile.



Não importa qual a sua área de atuação hoje em dia. A internet atingiu nestes anos tamanho crescimento e abrangência, que mesmo que o seu negócio não tenha nada há ver com ela, seus serviços estarão em algum momento na rede, localizados, comentados, avaliados ou criticados.

Isto porque boa parte dos seus clientes utiliza a rede freqüentemente e alguns deles por certo o encontrarão por meio dela, ou seja, o meio digital já está agindo concretamente sobre o mundo real.

Perceba que há uma diferença fundamental sobre a mídia tradicional e mídia internet. Os grupos empresariais é que controla a tradicional, já na internet, o controle está nas mãos dos usuários. Por mais que você desenvolva seu website, hot site, até mesmo um blog, o sucesso dependerá do usuário. Não vamos entrar em detalhes sobre conteúdo, design, criatividade... As mídias sociais são a prova viva, ou melhor dizendo, virtual, de que o usuário pode opinar diretamente para tudo e para todos, sem o controle de ninguém. O acesso a informação é rápido, fácil e sem custo.

Uma ação de marketing deve ser planejada cuidadosamente, por este motivo que a internet vem aumentando cada vez mais os investimentos de anunciantes, pois em comparação com as outras e em especial na quantidade de pessoas atingidas, é uma mídia muito mais em conta. Uma ação de marketing digital pode ter seu custo muito mais reduzido e com um retorno muito maior, se for bem desenvolvida e planejada.

A internet não para de crescer. É um mercado que cresce muito rápido e tende a continuar crescendo por muito tempo, a medida que mais pessoas tem acesso a rede, ou as novas formas de navegar, como por exemplo os smartphones, que estão ganhando cada vez mais espaço.

Ignorar um mercado tão grande é jogar dinheiro fora ou pensar pequeno. A rede pode ser comparada a um oceano de consumidores em potencial. E você, já está na internet?

No próximo post falaremos mais sobre marketing digital.

Deixe o seu comentário

A Maçã e o Android, segundo os desenvolvedores de telefonia móvel

Data 24/06/2010Comentário(s) 0 comentário(s) Artigo relacionado: mobile, Pesquisa.



Em uma área de disputa feroz como a dos sistemas operacionais para telefonia móvel, o Android esta ganhando terreno para se tornar líder, devido a uma questão: é o mais adaptável a diferentes aparelhos.

Em pesquisa realizada pela empresa Appcelerator, do ramo de softwares para celulares, foram entrevistados aproximadamente 2.700 desenvolvedores, sobre suas afinidades e expectativas sobre cada plataforma móvel, apontado as tendências para cada um dos sistemas operacionais (OS).

O Android foi indicado como a plataforma mais aberta do mercado, e que pode com o tempo se tornar o melhor sistema operacional disponível. Também é bem cotado como o que possui mais recursos. O curioso é que enquanto consideram sua adaptabilidade sua principal vantagem 69%, ao mesmo tempo quase o mesmo número, 61% criticam o excesso de versões diferentes no mercado, gerados dessa adaptabilidade.

Seu rival da Apple, o iOS, também tem seus números positivos, sendo o melhor sistema operacional a curto prazo, o de maior segurança e foi considerada a melhor produtora de smartphones para usuários finais. Mas é criticado pelo excesso de controle da empresa.

Deixe o seu comentário