Buscapé é uma nova realidade no mercado digital

Data 02/02/2011Comentário(s) 0 comentário(s) Artigo relacionado: Cliente, Mercado, Vida Digital.



Com sede em São Paulo, Buscapé é uma empresa brasileira que criou e mantém sites de busca da internet e segundo a revista Istoé Dinheiro o Buscapé começou como um site de comparação de preços, em 1999. Ao longo dos anos, a companhia adquiriu outras empresas, na tentativa de cobrir melhor o mercado de comércio eletrônico. O processo de expansão ganhou fôlego a partir do momento em que foi vendido para a companhia sul-africana Naspers, em 2009. Hoje o Buscapé e um grupo formado por 12 empresas dos mais diversos segmentos do comércio eletrônico.

Apesar do êxito da ideia, este site não foi a primeira tentativa de empreendedorismo dos sócios. Antes, eles pensaram em importar uma tecnologia de automação para segurança residencial e depois, ainda tentaram criar um tipo de software que seria comercializado para uma empresa de logística e até em uma lotérica virtual.

Vendida em setembro para o grupo Naspers por US$ 342 milhões trouxe uma grande repercussão e se tornou umas das maiores transações da história do mercado digital no Brasil, o negócio pavimentou o terreno para empresa brasileira preparar uma ambiciosa estratégia de internacionalização em 2011.

Com acesso mensal em torno de 60 milhões de páginas acessadas em 28 países, é líder disparado neste setor na América Latina. Mais de 600 mil lojas disponibilizam seus produtos para divulgação de suas ofertas e preços. São mais de 100 milhões de produtos comparados.

Além do Buscapé, a empresa conta com as marcas Bondfaro, e-bit, QueBarato!, Wiki2Buy e Pagamento Digital. A diferença básica entre Buscapé e Bondfaro é que o segundo passou a banir de seus resultados lojas que não possuem boas práticas de comércio eletrônico.
A empresa Buscapé quer crescer ainda mais nos próximos anos, mantendo um ritmo acelerado  nos projetos, juntamente com o aumento da demanda do negócios que também geram empregos.


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Netnografia em redes sociais

Data 17/01/2011Comentário(s) 0 comentário(s) Artigo relacionado: Marketing Digital, Mí­dia Social.



Cada vez mais as empresas buscam saber sobre as preferências do seu cliente usando a web e as redes sociais, assim, a internet não é só uma eficiente ferramenta para atingir o consumidor.

A falta de conhecimento no dia a dia do consumidor refletia em um modelo de relacionamento defasado e com isso a netnografia buscou uma forma de estudar como o consumidor no ambiente de marcas captura dados com a dinâmica do dia a dia. Antes deste modelo, saber mais sobre os clientes se resumia a um cadastro que, em pouco tempo, se tornava desatualizado. Ao reunir pessoas em torno de um interesse comum, as comunidades on line possibilitam que a análise das necessidades e desejos dos consumidores seja feita de modo segmentado, com grupos realmente significativos pois, a participação em comunidades virtuais é voluntária e um indivíduo participa apenas de comunidades com as quais se identifica.

A netnografia traz a facilidade de se comunicar com vídeos e fotos sobre produtos, com uma vantagem de baixo custo, desenvolvendo pesquisas em diferentes estados, painéis digitais, MSN, Facebook e Orkut ganham importância para quem quer mais do que saber quem compra seu produto.

As novas tecnologias de informação e de comunicação digital mudaram a forma como as pessoas pensam, agem, estudam, aprendem, se associam, fazem amigos, trocam opiniões, trabalham, fazem compras, namoram e viajam, dentre outras influências. Por isso, cresce a importância da Netnografia.

Como uma adaptação da etnografia no ambiente virtual, a netnografia pode ser utilizada para compreender como os consumidores de comunidades virtuais se comportam na web e que significados eles atribuem a determinados produtos e/ou serviços.

Além disso, esses agrupamentos permitem a identificação das melhores oportunidades para a criação de valor superior para os consumidores, tarefas que são importantes para alcançar a satisfação do consumidor e obter vantagem competitiva.

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Otimização da sua marca

Data 28/12/2010Comentário(s) 0 comentário(s) Artigo relacionado: Marketing Digital, Mercado, Pesquisa, SEO.



Muitas vezes para se vender o produto, a web tem sido a principal ferramenta para o início de compras, segundo um estudo sobre o Neoconsumidor, 40% das pessoas que realizam pesquisa de preços online acabam fazendo as compras em lojas físicas, transformando assim a web em ponto de partida para as compras.

Usando a técnica de otimização de sites – SEO (Search Engine Optimization) ou SEM (Search Engine Marketing) -, uma página da web é trabalhada e desenvolvida para que ela seja bem lida pelos buscadores, gerando mais tráfego de clientes, como exemplo o Google. Mas também, um site bem desenvolvido, que siga um planejamento digital, ajuda nas vendas, em lojas físicas das empresas.

A cada ano o brasileiro bate recordes de compras na internet, mas mesmo assim a população ainda tem uma forte tendência de pesquisar muito online, e se dirigir a uma loja física para efetivamente comprar. Ou seja, a otimização de sites revela-se como uma excelente incentivadora das vendas em lojas físicas.

Ao optar por colocar a sua marca na internet, você possibilita que ela seja vista por clientes que talvez nunca conheceriam o seu produto, porém, para que isto aconteça é fundamental que ela esteja em posição de destaque. Afinal, os usuários dificilmente passam da terceira página dos sites de buscas, se concentrando principalmente na primeira página, acreditando que nestas posições estão os sites mais confiáveis e seguros do segmento.

A otimização permite que a sua marca permaneça 24 horas em destaque, atraindo novos clientes e garantindo a elevação das vendas.

Uma empresa hoje que quer gerar negócios sucedidos, precisa otimizar sua marca, ter um bom gerenciamento da sua marca na internet, e tornar o sucesso em realidade.

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Censo 2010 e perfil do consumidor nas mídias sociais

Data 20/12/2010Comentário(s) 0 comentário(s) Artigo relacionado: Mercado, Mí­dia Social, Pesquisa.



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no dia 29 de novembro o resultado oficial da contagem populacional do Censo 2010. O Brasil ainda é o 5° maior país do mundo com 185.712.713 de brasileiros, sendo o sudeste a região mais importante com 42% da população, mas a que menos cresceu apenas 7%. O estado de São Paulo representa 22% da população, com quase 40 milhões de habitantes.

Segundo o Censo 2010 do IBGE, a população idosa é a que mais cresce no Brasil com 23.760 pessoas com mais de 100 anos. Isso mostra que essa a população da terceira idade é pouco vista, em relação as marcas, ou seja, ainda não perceberam o potencial de consumo dessa população.

Em paralelo no estudo sobre o uso da internet, no Brasil, as pessoas cada vez mais utilizam a web no seu cotidiano. Mais do que isso, estão substituindo a televisão e outras mídias, por computador para assistir um filme, ouvir músicas, etc. Entre a população brasileira com mais de 12 anos, 54% costumam acessar a internet, isto é, 81,3 milhões de pessoas, segundo aponta a sétima edição do levantamento sobre internet no Brasil, realizado semestralmente pela F/Nazca.

A Internet vem se desenvolvendo em um ritmo ativo, e os blogs, fóruns e mídias sociais vem ocupando um espaço maior na internet. Isso porque a Internet passou a ser um meio de comunicação entre pessoas. Apenas na hora do consumo de produtos vendidos pela web, a população ainda não se sente segura ao comprar pela internet por medo de não receber o produto. Mas segundo a pesquisa da F/Nasca, 48% levam em consideração a opinião de outros consumidores publicadas na internet antes de comprar.

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Google anuncia lista dos campeões de busca em 2010

Data 10/12/2010Comentário(s) 0 comentário(s) Artigo relacionado: Google.



O Google divulgou na ultima quinta-feira, 09 de dezembro, uma lista de pesquisas que mostram os sites mais procurados em 2010 usando a ferramenta do Google no Brasil. A análise, que leva o nome de Zeitgeist, procura definir tendências e mostrar o comportamento do usuário na rede.

O estudo deste ano se dividiu em buscas emergentes, mais populares (geral), mais populares em esportes, em informação, em cuidado pessoal (beleza) e interesses sociais emergentes.

Fazem parte das pesquisas assuntos como automóveis, beleza e fitness, seguro e finanças, alimentos e compras. No setor de alimentos, as cervejas dominaram o ranking – com Skol e Devassa foram as mais buscadas. Esmaltes lideraram a categoria de beleza, com Impala e Risqué.
 
Já entre os novos modelos de carros que mais chamaram a atenção do internauta estão: Novo Fiesta 2011, Hyundai ix35 e Novo Uno 2011. Os resultados variaram de assuntos relacionados à Copa do Mundo e eleições presidenciais à Larissa Riquelme e novas redes sociais, como o Formspring.

Para criar o estudo, o Google utiliza uma versão da ferramenta Insights para pesquisa, com o cuidado de remover os termos que são spam, irrelevantes ou sem sentido, buscando criar um relato verdadeiramente representativo do espírito de nosso tempo.

Pela primeira vez, o Orkut também fez parte do zeitgeist. O Google lançou alguns números interessantes, como os vídeos mais assistidos e games com mais usuários foram levantados.

Ranking de marcas emergentes no Brasil
Automotivo
Novo Fiesta 2011
Hyundai ix35
Novo Uno 2011

Beleza e Fitness
Impala esmaltes
polishop.com.br
esmaltes Risque

Seguros e Finanças
Itaú uniclass
Serasa Experian
Itau.com.br

Alimentos
Skol Sensation 2010
Cerveja Devassa
Knorr

Compras
Ticketsforfun
Relógio Champion
Extra.com.br

Top 5 do Orkut
Países mais presentes
Brasil
Índia
EUA
Paraguai
Portugal

Games com mais usuários inscritos
Colheita Feliz (Elex/Mentez)
Mini Fazenda (Vostu)
Café Mania (Vostu)
Segredos do Mar (HappySNS/Mentez)
Baby Adopter (x2line)

Vídeos mais assistidos no Orkut em todos os tempos
1. Justin Bieber - Baby ft. Ludacris
2. Homenagem a Isabella de Oliveira Nardoni
3. Justin Bieber - One Time
4. D`Black - Sem Ar
5. Latino - Amigo Fura olho


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