Estratégia e gerenciamento de conteúdo em mídia social

Data 29/11/2010Comentário(s) 0 comentário(s) Artigo relacionado: Marketing Digital, Mí­dia Social.



As mídias sociais têm atingido tal inserção pública, que influenciam diretamente no sucesso de uma grande empresa. Estabelecer estratégias de informação facilita e muito a valorização do conteúdo produzido pela empresa, a atração e a fidelização dos clientes, mas exigem alguns cuidados.

As campanhas de marketing em mídias sociais são algo completamente novo e diferente de qualquer outro tipo de campanha de marketing quando o assunto é o retorno sobre investimento (ROI – Return On Investment). Os principais elementos a serem considerados são o engajamento e a interação. Esses dois aspectos podem gerar vendas e resultar em inovações e melhorias na maneira de fazer negócios. Abordar questões-chave, como ouvir e entender o seu público juntamente com a publicação de conteúdos envolventes e relevantes para ele, certamente pode trazer bons resultados.

E não poderia ser diferente com a empresa McDonald´s, que utilizou de ferramentas de mídias sociais para lançar seu mais novo produto. O novo sabor de café da marca, o Caramel Mocha, foi anunciado através do conteúdo livre, ou seja, não comprando nenhum tipo de anúncio, como parte da campanha, mas agindo apenas atravez das mídias sociais. A empresa irá utilizar as suas contas locais e nacionais no twitter e Facebook para dar aos fãs pistas sobre onde xícaras gigantes espalhadas de café estão escondidas. O primeiro usuário a encontrar uma xícara vai receber um ano inteiro de McCafe grátis e os 100 finalistas receberão cupons para bebidas grátis.

Para gerenciar toda a ação, o McDonald’s irá trabalhar com agências, para cuidar do twitter, assim como para gerar buzz (Forma de divulgação de uma empresa utilizando-se a mídia, eventos e fatos para gerarem notícia). Mais uma vez uma grande empresa que se dispõe em alcançar novas estratégicas e neste caso, facebook e o twitter.

O conceito base nesse caso é “estar presente onde seus clientes estão”. Se os usuários gastam a maior parte de seu tempo visitando canais sociais, estar presente nesses canais é essencial. Um detalhe importante é que tais canais devem ser criados seguindo uma premissa: você realmente estará presente diariamente neles, atualizando e se relacionando. Canais sociais deixados de lado definitivamente não são bem vistos pelos usuários, assim como interações não respondidas.

Muita gente gostaria de integrar uma estratégia de mídias sociais em suas empresas, mas não sabem exatamente como iniciar esse processo. É importante ter todo o cuidado, por que se há casos de sucesso, o contrário também pode ocorrer, pois qualquer erro cometido nas redes sociais pode tomar proporções gigantescas. Assim, a presença de uma agência com experiência no uso e gereciamento de conteúdos para essas mídias, minimiza em muito os riscos de uma ação indequada, aumentando suas possbilidades de sucesso.

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Por dentro das mídias sociais

Data 10/11/2010Comentário(s) 1 comentário(s) Artigo relacionado: Marketing Digital, Mí­dia Social, Vida Digital.



Hoje por onde quer que vá, o assunto é mídia social. Mas afinal o que é mídia social e como sua empresa pode ser beneficiada? As mídias sociais são simplesmente uma forma de fazer com que as coisas funcionem. É em seu sentido mais básico, uma mudança na maneira como as pessoas descobrem, lêem e compartilham informações, notícias e conteúdos. É uma fusão social e tecnológica que se transformou em diálogo.

Na verdade, as mídias sociais são espaços de interação entre usuários, onde estes podem além de se interagirem, disseminar conteúdo. Dentro desse ambiente de redes, existem vários canais que permitem que as pessoas dialoguem, interajam e compartilhem informações.


CC / Anne Helmond 2009

Mídias Sociais são tecnologias e práticas on-line, que pessoas e empresas discernem seus conteúdos, obtendo compartilhamento de opiniões, ideias, experiências e perspectivas. Seus diversos formatos, atualmente, podem englobar textos, imagens, áudio, e vídeo. São websites que usam tecnologias como blogs, mensageiros, podcasts, wikis, videologs, ou mashups (aplicações que combinam conteúdo de múltiplas fontes para criar uma nova aplicação), permitindo que seus usuários possam interagir instantaneamente entre si e com o restante do mundo.

Alguns exemplos de mídias sociais já são bem conhecidos como o Facebook e Orkut que abrange como ferramentas em redes sociais, o twitter que é um aplicativo de presença e a Wikipédia que é uma mídia social de referência. Esses são exemplos simples dentro das mídias sociais, mas há outros padrões e formatos que interage nesse mundo do diálogo, assim como os famosos blogs que debatem com pouca ou nenhuma moderação ou censura, levando em conta uma forma de conversação. Eles também ajudam a monitorar mais facilmente o que as pessoas estão dizendo sobre sua empresa e automatizando o processo de entrega de suas mensagens enviadas através de vários meios de comunicação sociais ao mesmo tempo, ajudá-lo a ampliar sua presença na mídia social em vários sites de redes sociais.

Para que haja interação entre a empresa ou pessoas com as mídias sócias, são necessários cinco fatores importantíssimos:
• Participação;
• Abertura;
• Transparência;
• Informação e conversação;
• Comunidade dirigida e facilitação (facilitando conversas que já estão acontecendo em linha).

Todos os dias, as pessoas estão interagindo e compartilhando informações on-line a um ritmo alucinante, mas para que se tenha sucesso é preciso saber gerenciar e monitorar as ferramentas de uso. As mídias sociais, se bem trabalhadas, pode auxiliar o planejamento de marketing da empresa, avaliando o buzz da marca nas redes.

Gerenciamento do conteúdo
O serviço de gerenciamento de conteúdo pode lhe dar a informação que você precisa. Além de monitorar sua reputação online, pode-se planejar uma estratégia para aumentar sua presença on-line através do engajamento e da polinização cruzada de locais, melhorar a percepção da marca, obter um nível de conhecimentos dentro de sua empresa proporcionando um nível adicional de valor para seus clientes além de uma compreensão mais profunda da sua base de consumidores.

Case de sucesso
Recentemente a Revista digital LivrEsportes, que tem como proposta trabalhar com pesquisa à reação do público, demonstrou que o gerenciamento de conteúdo nas redes sociais faz a diferença no crescimento da marca. Utilizando de estratégia focada nas redes sociais, a revista superou as expectativas. Com o objetivo até então estabelecido de dois meses para atingir média mensal de 10.000 visitantes, a LivrEsportes em apenas 1 mês, alcançou este objetivo priorizando a divulgação do conteúdo em mídias sociais.

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26 de outubro de 2010 é a data oficial de nascimento do PELEJAS

Data 26/10/2010Comentário(s) 0 comentário(s) Artigo relacionado: Cliente, Pesquisa.



A escolha, sem dúvida, é proposital, pois o Pelejas surge com o propósito de ser um veículo de comunicação cuja missão é eternizar a memória do futebol nacional.

Para além de somente proporcionar informações factuais aos amantes do futebol, o site permitirá, por meio de uma ferramenta de cruzamento de dados de todas as fichas técnicas de disputas realizadas pelos grandes clubes brasileiros, pesquisas históricas em tempo real e constantes atualizações da memória da modalidade esportiva mais popular do Brasil. Para dar seu primeiro pontapé o www.pelejas.com disponibilizará todos os jogos realizados pelos clubes Corinthians, Palmeiras e São Paulo, contendo as fichas técnicas, listas de jogadores, gols, cartões amarelos e vermelhos e os estádios onde aconteceram as “pelejas”.

O internauta torcedor/pesquisador poderá também, por meio do site, criar um clube e efetuar cruzamentos dos dados disponíveis, possibilitando assim constituir uma rede de relacionamento entre os aficionados por futebol. O usuário poderá, gratuitamente, por um período de um mês, ser sócio do Pelejas.com.

Conheça o Pelejas, acesse: www.pelejas.com.

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Twitter e Facebook empatam no Brasil, segundo ranking de redes sociais

Data 08/10/2010Comentário(s) 0 comentário(s) Artigo relacionado: Mercado, Pesquisa, Vida Digital.



Estudo sobre redes sociais realizado pela comScore, revelou uma surpresa, no Brasil, o Twitter, quarto site no ranking de visitantes deu um salto de crescimento, colando no Facebook no mês de agosto.

O domínio das reses sociais entre brasileiros ainda é do popular Orkut, com mais de 36 milhões de usuários e 29,4 milhões de visitas únicas por mês. O segundo lugar pertence ao Windows Live Profile, com 12,5 milhões seguidos pelo Facebook e Twitter. Entre esses dois, a diferença é mínima em termos percentuais, de 8,8 milhões de visitas contra 8,6 milhões respectivamente.

Pau a pau

A disputa entre os dois sites é nos detalhes, com o site de Mark Zuckerberg teve maior crescimento, 479%. O Twitter vence no tempo em que o usuário gasta com o site, em média cada visitante gasta 31.8 minutos com o microblog, enquanto o Facebook prende as pessoas por 29.3 minutos. O Twitter também é mais acessado que o Face, com média de 7,5 visitas a 6,6.

Uma particularidade apontada pela pesquisa é que o Twitter tem sua maior popularidade no Brasil, atingindo 23% da população digital do país. Embora o microblog tenha ficado atrás do Facebook em crescimento, no Brasil o microblog bate o Orkut, com uma alta de 86% e supera de longe os 30% do site do Google.

Em linhas gerais, uma oportunidade

Em números totais, os sites de relacionamento tiveram um aumento de 51% em relação ao último ano, chegando a mais de 36 milhões de visitantes.
Alex Banks, gerente administrativo da comScore no Brasil e vice-presidente na América Latina declara que “Os meios sociais representam quase 20% do tempo que os brasileiros gastam on-line, tornando-os uma das principais atividades on-line no país.”

Uma verdadeira mina de ouro para a publicidade em rede e o marketing digital já que “Como o nono maior mercado de Internet no mundo e um dos de crescimento mais rápido, o Brasil oferece a negociantes globais grandes e crescentes oportunidades para atingir os consumidores, com o mercado de redes sociais representando uma das maneiras mais eficientes de fazê-lo”, conclui Banks.

Pense nisso.

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A classe C vai ao e commerce

Data 06/10/2010Comentário(s) 1 comentário(s) Artigo relacionado: Marketing Digital, Mercado, Pesquisa.



Com 67 milhões de internautas, o Brasil lidera o ranking dos países que passam, mais tempo online; São 45 horas e 43 minutos, deixando o Brasil a frente de países como o Reino Unido e a França.

Observando mais de perto a população de internautas brasileira, uma pesquisa do IBOPE revelou que boa parte destes pertence a cada vez mais relevante Classe C, que com algum dinheiro e muita disposição para comprar, foi o fiel da balança durante a crise financeira, mantendo o ritmo do comércio e ajudando o Brasil a sofrer menores impactos.


“C” commerce


Segundo a pesquisa do IBOPE, esse grupo agora é um importante nicho de mercado também para o e-commerce. O acesso à internet da classe C cresceu 18%, mas a maioria ainda acessa por lan houses ou do local de trabalho. Ainda assim, “a classe C, somada à D e à E, acessa mais do que as classes A e B”, disse o Diretor da área de inovação do Ibope, Alexandre Crivellaro.

Dados divulgados pela consultoria e-bit, mostram que 60% dos novos consumidores tem renda familiar de até R$ 3 mil. No primeiro semestre de 2010, mais 2,4 milhões de consumidores entraram para o mundo das compras virtuais. Esse número, base dos clientes que já fizeram ao menos uma aquisição pela internet, chega a 20 milhões de pessoas. A classe C já representa 30% desse total e a previsão é que no final do ano outras 3 milhões de pessoas entrem para o mercado virtual, um aumento de 30% na base total de consumidores virtuais no Brasil.

Entre os fatores que influenciaram diretamente o crescimento das vendas no e-commerce com a adesão da classe C, estão os interesses de mercado que vieram ou se reforçaram com ela, como a entrada de grandes lojas tradicionais no comércio eletrônico, a venda de computadores populares e o aumento do número de cartões de crédito entre pessoas de baixa renda; além de fatorestécnicos como a maior penetração da banda larga e o crescimento número de pontos públicos de acesso à internet.


Gerar confiança

O maior desafio para o e-commerce conquistar a adesão da classe C é convencer os iniciantes que comprar no mundo virtual é seguro, pois comprar na internet é, sobretudo, uma questão de confiança.

O e-consumidor de primeira viagem fica desconfiado se a loja é conhecida, se receberá o produto no dia, e qual procedimento de compra adotar, não raro precisa da ajuda de alguém com mais experiência e nas aquisições seguintes tende a dar preferência ao site onde já fez uma compra que deu certo; vencidas essas etapas, a tendência é sempre consumir mais e melhor, ficando mais exigente.

O índice de confiança do brasileiro nas compras online é superior ao registrado nos EUA, referência para comércio eletrônico. O indicador medido pelo e-bit tem como base dez variáveis, como entrega e confiabilidade de pagamento e ficou em 86% em junho.


Rede Social e TV, as grandes garotas-propaganda

De acordo com a pesquisa do Ibope, para atrair o consumidor da classe C, o e-commerce precisa investir em propagandas, principalmente na web 2.0, já que os portais mais acessados por essa população são as redes sociais, em contraponto aos emails, sites de notícias e buscadores, preferidos pelas classes A e B.

Existe uma relação direta entre os comerciais da TV e a Classe C, e nesse caso a comunicação integrada é a mais eficaz.  Crivellaro comenta “A classe C confia muito na propaganda, especialmente se ela for ser bem feita. Celebridades também chamam a atenção. Isso tende a levar o consumidor da classe C a ir com mais facilidade para dentro da loja”, observou.



Fidelização: a palavra chave

O e-commerce no Brasil está se tornando mais democrático e assim, também mais abrangente. Aliado as políticas de inclusão social e o crescimento econômico, o comércio eletrônico brasileiro pode se tornar ainda mais expressivo no cenário mundial.

Comunicação clara, credibilidade na relação com o cliente, bons preços, segurança e facilidade no pagamento, farão com que as vendas pela web tenham mais chances de crescer entre esse público, fidelizando-o.

Para conquistar a fidelização destes clientes será necessário uma série de ações bem implementadas na rede: como facilidade de busca e localização; larga presença na web; facilidade na hora de realizar e finalizar a compra; mais formas de pagamento; preço competitivo; variedade de produtos; atendimento de pós-venda eficiente e sobretudo; uma boa experiência de compra.

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